← Back to portfolio

6 passos práticos para melhorar sua interface [ARTIGO]

Published on

Para se adequar bem às normas de usabilidade, o designer UX deve planejar sites ou aplicativos de forma leve, proporcionando uma experiência diferente e marcante para o seu cliente. Obter um bom resultado faz com que as pessoas tenham uma percepção positiva do produto que está desenvolvendo, se fidelizem e até promovam a sua marca.

Portanto, veja agora algumas dicas práticas para aplicar usabilidade no seu projeto:

Deixe seu produto intuitivo

A palavra de ordem aqui é a praticidade. Você deve sempre buscar com que seu produto seja fácil de usar e de ser compreendido. Clientes não gostam de ter que ficar buscando demais, lendo muitos tutoriais. A experiência tem que ser a mais intuitiva possível. E mesmo que seja algo mais complicado, a aprendizagem deve ser natural, de forma que todo mundo entenda o processo rapidamente.

Aplique elementos claros

Fazer algo bonito esteticamente é legal, mas se isso não for prático e útil, não adianta de nada. No UX design, a usabilidade vem antes da beleza, e o profissional deve buscar sempre elementos claros, que entreguem a informação de forma concisa, não gere dúvidas ou confusões e faça com que a experiência seja positiva.

Crie ou identifique padrões

Alguns padrões são universais da internet, e querer mudar isso pode atrapalhar na entrega do produto. Por exemplo, se em todos os sites de compras, a lupa de busca é no canto superior direito, não invente de acrescentar o seu no canto inferior esquerdo. Além disso, padronize os conteúdos do seu site mesmo, com esquema de botões, cores e formas. Não coloque algo retangular no meio de elementos circulares. Tudo que facilite a compreensão do cliente é ideal.

Minimize os erros do usuário

Por mais que possa não ser sua culpa, se o cliente errar algum passo no site, vai culpar o produto. Portanto, busque se antever a isso e minimizar esses erros mais comuns. Facilite o processo. Além disso, caso o problema for mais grave, busque meios para que o conserto seja intuitivo e de forma rápida.

Pense na parte técnica

Antes de ter a grande ideia em termos de layouts, cores e elementos, pense nos quesitos técnicos. Veja códigos, tempo de carregamento, tamanho, espaços em branco, enfim, tenha uma visão do geral do seu projeto já pronto, com as estruturas técnicas definidas. Isso é essencial para que seu site se torne viável e funcione corretamente.

Não se esqueça da acessibilidade

E mesmo depois de definir todos esses passos, não se esqueça de que um dos pontos mais importantes é a acessibilidade. Nós já vimos a importância de ter um site acessível aqui no blog, e queria reforçar que não adianta ter a melhor ideia e preparar o projeto mais bonito, se alguma pessoa não conseguir ter acesso a ele de forma plena. Não desconsidere nada e nem ninguém.

Se você gostou deste artigo, escreva um comentário aqui abaixo e recomende o texto para mais pessoas. Não deixe de acompanhar o blog e tenha acesso a um conteúdo especial que vai te fazer ser destaque na área de UX design.